Fases da Vida & os Chakras
Fases da Vida & os Chakras
A jornada da vida é profundamente interligada ao desenvolvimento dos nossos chakras, os centros energéticos que governam diferentes aspectos do nosso ser. Desde a infância até a idade adulta, cada chakra se desenvolve e se manifesta de maneiras únicas, refletindo o crescimento físico, emocional, mental e espiritual. Compreender como essas fases da vida se relacionam com os chakras nos permite alinhar nossas práticas de autocuidado e autoconhecimento.
Podemos ver os chakras de duas formas, através da sua fases da vida de desenvolvimento ou através da fase da vida que cada chakra tem maior influência. Nessa artigo e na jornada iremos focar na primeira opção. Ao ler sobre a idade de desenvolvimento do chakra e suas questões procure lembrar se algo/algum evento nesse período possa ter contribuído para um desequilíbrio atual. Vamos lá!
0 até 1 ano: 1º Chakra
O primeiro chakra se relaciona com sobrevivência e conforto físico.
Essa fase constrói a fundação da segurança e do aterramento que possibilita a autopreservação e formas de identidade física. Ele se desenvolve desde o ventre até o 1 ano de idade.
Questões relacionadas a esse chakra envolvem:
Raízes, Aterramento, Confiança, Saúde, Casa, Família, Prosperidade, Limites apropriados.
Sinais de desequilíbrio (em deficiência e em excesso) incluem:
Distúrbios do intestino, ânus e intestino grosso. Distúrbios de partes sólidas: ossos e dentes. Problemas nas pernas, pés, joelhos, base da espinha e nádegas, Distúrbios Alimentares, Doenças Frequentes
6 meses até 2 anos: 2º Chakra
O segundo chakra se relaciona com a dualidade, sensações, sentimentos e mobilidade. Essa fase se foca na formação de uma identidade emocional que que está principalmente interessada na autogratificação.
Questões relacionadas a esse chakra envolvem:
Movimento, Sensações, Emoções, Sexualidade, Desejo, Necessidade e Prazer
Sinais de desequilíbrio (em deficiência e em excesso) incluem:
Rigidez no corpo e nas atitudes, Frigidez, Baixa habilidade social, Excesso de Limites, Medo de Mudanças, Falta de desejo, paixão e excitação, Muito sensível, Vicio no Prazer, Limites Ruins, Dependência Emocional, Excesso de Apego.
1 ano e meio até 4 anos: 3º Chakra
O terceiro chakra se relaciona com a autonomia e vontade. Uma importante conquista dessa fase é o senso de autonomia e vontade que está em harmonia com a vontade das outras pessoas. Essa é a formação de uma identidade pessoal, principalmente focada em sua autodefinição.
Questões relacionadas a esse chakra envolvem:
Energia, Atividade, Autonomia, Individualidade, Força de Vontade, Auto estima, Proatividade, Poder
Sinais de desequilíbrio (em deficiência e em excesso) incluem:
Energia baixa, Baixa força de vontade, Manipulável, Pouca auto disciplina, Baixa auto estima, Frio nas emoções e no corpo, Má digestão, Atração por estimulantes, Mentalidade de Vítima ou Muito dominante e controlador, Manipulativo, Teimosia, Competitivo, Arrogante, Hiperativo.
4 anos até 7 anos: 4º Chakra
O quarto chakra se relaciona com o relacionamento amoroso com os outros.
Essa fase constrói a formação dos nossos entendimentos sobre relacionamentos e nossa identidade social. O sucesso de uma boa identidade social reside em uma autoaceitação que simultaneamente permite a aceitação dos outros como são.
Questões relacionadas a esse chakra envolvem:
Amor, Equilíbrio, Amor Próprio, Relacionamentos, Intimidade, Ânimo, Devoção, Dar e Receber
Sinais de desequilíbrio (em deficiência e em excesso) incluem:
Antissocial e frio, Crítico, Julgador, Solidão, Isolamento, Depressão, Medo da Intimidade e de Relacionamentos, Falta de Empatia, Narcisismo, Co dependência, Falta de Limites, Ciumento, Se sacrifica muito.
7 anos até 12 anos: 5º Chakra
O quinto chakra se relaciona com a expressão da criatividade.
Essa é uma fase de expansão, experimentação e criatividade, é o momento de formação da identidade criativa, a qual é uma propriedade importante da autoexpressão.
Questões relacionadas a esse chakra envolvem:
Comunicação, Criatividade, Escuta, Encontrar sua própria voz
Sinais de desequilíbrio (em deficiência e em excesso) incluem:
Medo de falar, Voz baixa e fraca, Dificuldade de colocar sentimentos em palavras, Timidez, Introversão, Pouco Ritmo, Sem Tom, Muito falante, Fala para se defender, Não consegue ouvir, Fofoca, Voz dominante.
12 anos até os 20 anos: 6º Chakra
O amadurecimento do sexto chakra está ligado a habilidade de reconhecer padrões e aplicá-los as decisões da vida. Esse processo marca um período de reexaminar a sua identidade social, é um momento de fazer escolhas mais conscientes. Ele leva a formação da sua identidade na sociedade, que está ligada a sua autorreflexão.
Questões relacionadas a esse chakra envolvem:
Imagem, Intuição, Imaginação, Visualização, Insights, Sonhos, Visões
Sinais de desequilíbrio (em deficiência e em excesso) incluem:
Insensível, Visão ruim, Memória ruim, Dificuldade em planejar o futuro, Negação (do presente), Extremista, Obsessões, Desilusões, Dificuldade de concentração, Pesadelos.
Após os 20 anos: 7º Chakra
O sétimo chakra se relaciona com a busca pelo conhecimento. Essa fase constrói a formação da nossa visão de mundo e o inicio das nossas jornada espiritual. Ele é profundamente conectado com a percepção do significado e propósito das coisas e da vida. E leva a formação de uma identidade com o universo e o desenvolvimento do autoconhecimento.
Questões relacionadas a esse chakra envolvem:
Transcendência, Sistemas de crenças, Divindade, Poder Maior, União, Visão
Sinais de desequilíbrio (em deficiência e em excesso) incluem:
Cinismo espiritual, Dificuldades de aprendizado, Sistema de crenças rígido, Apatia, Excesso de energia nos chakras inferiores (ganancia, materialismo, dominação), Excesso de Intelectualização, Confusão Mental, Dissociação do Corpo, Vicios espirituais.
Outras formas de utilizar os Chakras
Outra visão sobre os chakras é a sua influência durante as fases da vida de acordo com o ciclo de 7 anos. Veja ela aqui:
- 0-6 anos: Chakra Raiz (Muladhara)
- 7-13 anos: Chakra Sacral (Svadhisthana)
- 14-20 anos: Chakra do Plexo Solar (Manipura)
- 21-27 anos: Chakra do Coração (Anahata)
- 28-34 anos: Chakra da Garganta (Vishuddha)
- 35-41 anos: Chakra do Terceiro Olho (Ajna)
- 42-48 anos: Chakra da Coroa (Sahasrara)
- 49-55 anos: Transição para uma nova “primavera” espiritual
Algumas linhas dizem que após os 49, se recomeça a influência novamente do primeiro chakra (e assim por diante) porém de forma mais sábia e consciente continuando dessa forma:
- 49-55 anos: Chakra Raiz (Muladhara)
- 56-62 anos: Chakra Sacral (Svadhisthana)
- 63-69 anos: Chakra do Plexo Solar (Manipura)
- 70-76 anos: Chakra do Coração (Anahata)
- 77-83 anos: Chakra da Garganta (Vishuddha)
- 84-90 anos: Chakra do Terceiro Olho (Ajna)
- 91-97 anos: Chakra da Coroa (Sahasrara)
Pronta para analisar suas fases da vida?
Acompanhar o desenvolvimento dos chakras e a sua influência durante a sua vida pode te trazer grandes revelações através do seu autoconhecimento e também ajudar a melhorar a sua saúde com as ferramentas de autocuidado de cada um deles. Confira mais sobre o autocuidado de cada chakra nos outros artigos da jornada!
Espero que este artigo tenha oferecido ferramentas valiosas para o seu autocuidado e autoconhecimento. Se quiser se aprofundar mais, junte-se a Jornada “Mergulhe em Si”!
Até breve!
Faça parte da nossa Jornada de Autocuidado & Autoconhecimento para Mulheres!
Aprendizados semanais e mensais junto com mulheres incríveis.
Publicidade:
Escolha por categoria:
Procurando algo? Encontre aqui:
Assuntos & Tags:
Ajuda na sua Viagem:
Ads: