Modo Caverna: O que é, o que fazer e o que não fazer.

Modo Caverna: O que é, o que fazer e o que não fazer.

Tem um nome estranho né? Mas ninguém pode te julgar por querer sumir ao ver tanta notícia apavorante nos jornais, tanta informação e estímulo nas redes sociais, tanta pressão do dia-a-dia. Calma. O Modo Caverna não significa se isolar num cantinho escuro e esquecer do mundo e de tudo. Ele é muito melhor que isso mas é preciso saber aproveitar: esse é o motivo dessa postagem! Então vamos lá!

- O que é o Modo Caverna?

O termo descreve sim momentos onde você irá se afastar um pouco do mundo a sua volta, ler menos notícias, interagir menos com as pessoas, ser mais seletiva, silenciar a sua mente e os ambientes, talvez postar menos e consumir menos o conteúdo das redes sociais.

Focar no que é mais importante no momento. E esse último item é a chave mais importante. Pois, você precisar saber o que é importante para você nesse momento e os motivos pelos quais você está buscando esse momento.

Não quer dizer que você precisa de uma resposta clara para começar, pois se você sente vontade de entrar é porque sua intuição está sendo a sua guia e irá te levar a uma resposta em algum momento (sem pressa). Sabendo os não seus motivos, segue a lista de sugestões de atividades para você fazer e o que você deve evitar.

- O que fazer?
  1. Se priorize: Reserve um tempo para pensar no que você precisa (mesmo que seja enquanto faz outras coisas para o seu trabalho ou sua família. Depois tente programar um tempo para si mesma (mesmo que você precise acordar um pouquinho mais cedo ou reajustar horários.)

  2. Mantenha um diário: Ele será um bom companheiro no seu encontro consigo mesma e uma boa leitura sobre toda a sua transformação quando sair desse período.

  3. Pratique atividades físicas: O modo caverna nos leva a um período mais mental e introspectivo mas não esqueça do seu corpo. Mantenha-se ativa.

  4. Faça uma limpa nas suas Redes Sociais: Silencie perfis, exclua outros, veja como eles fazem você se sentir. É bom? Fica. É ruim? Silencie ou Exclua. Depois, consuma menos as suas redes. Uma boa opção é colocar um timer no aplicativo para você não se perder no tempo.

  5. Faça uma limpa na sua casa e nas suas coisas: Olhe ao seu redor, para a sua casa e tudo que você possui. Está em excesso? Tem algumas coisas desnecessárias? Abra espaço para o novo. As novas coisas boas estão aguardando para poder entrar. 

  6. Faça um revisão da sua vida: Olhe com carinho para as áreas da sua vida. Seus relacionamentos, financeiro, sua contribuição com o mundo, sua família, seus amigos, sua saúde e o que mais você acreditar que pode melhorar. Pense em soluções e ponha em prática o que der no seu tempo.

  7. Aprimore uma habilidade: Pode ser um hobby ou um exercício ou uma atividade que você está a tempos querendo praticar e se aprimorar. Não tem um? Que tal fazer algumas descobertas?

  8. Aumente o seu autoconhecimento: Observe seus pensamentos, entenda seus motivos, seus gatilhos, seus medos. Conheça mais sobre quem você é.

  9. Aumente o seu autocuidado: Olhe com carinho para o seu corpo e veja o que ele precisa. Cuide dele com amor.

  10. Aprecie a si mesma: Curta seus momentos consigo mesma, se admire, se honre, se divirta só com si mesma.

  11. Se permita descansar: Não fique pensando em processo e coisas para fazer o tempo todo. Se permita não fazer nada por pelo menos por um dia ou dois na semana. Nada. Zero. rs

  12. Mantenha contato com a Natureza: Natureza nunca é demais. Lembre-se que você é parte dela. Sinta-a com os pés descalços e o coração aberto.

  13. Mantenha contato com suas pessoas mais queridas: Não se isole completamente, mantenha os melhores ao seu lado para trocar, conversar e amar. Esse é um bom momento para rever relações e perceber quem te faz mais bem. 

  14. Se for necessário, peça ajuda: Se você não estiver conseguindo lidar com algo sozinha, peça ajuda para alguém da sua família, amigos ou um profissional especializado.

  15. Seja criativa: Ative momentos de criatividade! Desenhe, dance sem ritmo, escreva sem pensar, cante, invente uma música ou um poema. Se permita!

  16. Viaje: Uma viagem solo pode te trazer muito aprendizado e autoconhecimento. Ou com alguma amiga muito querida. Se planeje bem e aproveite.

- O que não fazer?
  1. Isolamento excessivo: Procure equilibrar momentos de isolamento com momentos de interação com o mundo e com as suas pessoas escolhidas. É importante para sua saúde.

  2. Não fazer absolutamente nada: Não fique muitos dias sem fazer nada, isso pode te fazer perder o propósito ou te entediar ou deprimir. Equilíbrio!

  3. Pensar demais: Não fique muito tempo pensando em muitas coisas. Deixe a sua mente descansar. Aproveite e pratique meditação.

  4. Não se exercitar: Não fique parada. Quando o seu corpo se move, a energia dentro de você se move também. Toda mudança, transformação e aprendizado precisa de movimento.

  5. FOMO: Medo de estar perdendo algo: FOMO é um síndrome caracterizada pelo sentimento de medo de estar perdendo algo: uma notícia, um evento, uma nova postagem. Observe, mas saiba que ela só pode ser diagnosticada por um médico especialista.

  6. Não estabelecer limites: Estabeleça seus limites, de isolamento, de socialização, de tipos de relações, de tempo em cada atividade. Reconheça seus limites e veja o que eles te trazem de bom ou ruim. Ajuste-os sempre que precisar.

  7. Não observar o que você precisa: Não perca o foco em si mesma e em si priorizar. Tudo bem utilizar o seu tempo também para as outras pessoas mas lembre-se do seu foco e do que você precisa.

  8. Não ter uma rotina: Tenha uma rotina, nem que seja para sair dela. Ela irá te ajudar a ter mais clareza mental e calma.

  9. Não manter seu ambiente organizado: Mantenha os ambientes onde você transita organizados e limpos. Isso será uma poluição mental e visual a menos que irá te ajudar a estar mais focada, concentrada e tranquila.

~ Minhas experiências com o Modo Caverna:

Eu sou uma pessoa introspectiva então tenho uma tendência a entrar fácil nesse estado e já o vivenciei várias vezes na vida por motivos diversos. E de formas diferentes.

Alguns com isolamento total sim, outros só de redes sociais, outros só de eventos… alguns que duravam 1 semana, outros meses…e sempre foi muito enriquecedor.  Mesmo quando eu errava na dose de algum dos não fazer, quando estava aprendendo sobre estar nesse modo e também -claro- sobre mim mesma. Sempre teve um motivo e um objetivo mesmo que eu não soubesse logo no início. E sempre teve um fim, onde eu me sentia como uma nova pessoa ou como um reencontro comigo mesma.  

Enquanto escrevo esse texto, fazem 4 meses da minha última postagem no Instagram e estou pronta para voltar às redes. Desse último período de modo caverna, nasceu a jornada “Mergulhe em Si”.

~ Como e quando começar?

Acredito que a melhor coisa para saber o quando é ouvir a sua intuição. Ela irá te guiar. Algumas vezes você irá entrar e nem sentir que está entrando… só irá perceber depois. 

Como começar? Escolha uma das atividades do “o que fazer” e se jogue nesse momento. 

Te vejo por aí no nosso mar! ♡

Faça parte da nossa Jornada de Autocuidado & Autoconhecimento para Mulheres!

Aprendizados semanais e mensais junto com mulheres incríveis.

Publicidade:

Escolha por categoria:

Ajuda na sua Viagem:

Ads:

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso te ajudar?